O estilo old school refere-se a um estilo de tatuagem americano ocidental ou tradicional, com contornos em negrito em negrito e uma paleta de cores limitada. Essa paleta de cores limitada geralmente inclui apenas preto, vermelho, amarelo verde e roxo, sendo que o roxo foi eventualmente adicionado a ele.
O Pontilhismo na tatuagem se popularizou na década de 90, na Europa, mas é herdeira do Impressionismo, da França, século XIX: é considerado um movimento pós-impressionista e está relacionado ao momentâneo e em mostrar as impressões do artista em relação ao meio em que vivia.
A tatuagem minimalista não é apenas pequena. É aquela com traços simples, poucas cores e uma imagem clara. Mas a verdade é que ela pode ter um significado imenso para quem faz.
Como o nome já diz, a tatuagem Blackwork é marcada predominantemente pela tinta preta.
Além disso, ela engloba diversos formatos e estilos diferentes. Sendo assim, sua composição é marcada linhas das mais variadas formas, traços do mais grosso ao mais fino. Desse modo, o Blackwork pode ter contornos detalhados ou muitas vezes não uma definição de traços.
Os desenhos podem variar do mais simples e pouco sofisticados, como 2 linhas ou um desenho super trabalhado, que usa técnicas de sombreamento, realismo e até faz uso do espaço negativo do corpo.
A geometria e pontilhismo podem estar incluídas na técnica de Blackwork que possibilita criar um design único.
O estilo "single line" está cada vez mais em destaque no mundo das tatuagens. Feitas com apenas uma linha, a técnica requer muita criatividade e força na mão pra deixar o desenho com a impressão que foi feito de uma vez só.